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Manutenção Básica
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Manutenção Básica
Este tópico esta sendo criado para saber o que os amigos TIPEIROS necessitam fazer em seus TIPOS.
Alguma "Manutenção Básica".
Como irá funcionar?
Voces podem expressar aqui o problema que esta tendo e não conseguem resolver e o mesmo irá ser visto no Encontro do Mes e quem souber resolver o problema se expressa aqui ou no próprio encontro, ok?
Mais uma vez avisando que sao problemas basicos que podem ser resolvidos nos encontros ou seja se precisar de mecânico especializado entao é indicado algum local ou algum profissional para isso.
Portanto podem postar o que estao precisando fazer....se puderem trazer ferramentas nesses dias tambem sao bem vindas.
Alguma "Manutenção Básica".
Como irá funcionar?
Voces podem expressar aqui o problema que esta tendo e não conseguem resolver e o mesmo irá ser visto no Encontro do Mes e quem souber resolver o problema se expressa aqui ou no próprio encontro, ok?
Mais uma vez avisando que sao problemas basicos que podem ser resolvidos nos encontros ou seja se precisar de mecânico especializado entao é indicado algum local ou algum profissional para isso.
Portanto podem postar o que estao precisando fazer....se puderem trazer ferramentas nesses dias tambem sao bem vindas.
dj bico- Admin
- Mensagens : 2310
Pontos : 2941
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 49
Localização : SP - Ferraz de Vasconcelos - Vila Correa
Barulho no cambio
Eai pessoal , Meu nome é Diogo e eu tenho um probleminha na minha caixa de cambio de vez em quando com o carro parado em ponto morto ela faz um ruido de como se fosse rolamento gasto !
meio estranho de descrever alguem já teve isso ?
Apesar que Domingo estarei com voçêis ai explico melhor mais se alguem souber de agora me avisem !
Lembrando que o meu tipo é ano 95/95 assim diz o antigo dono que refez o motor novo por conta da inspeção eu tenho a nota de reposição de peças que ele fez porem não inclui o cambio eo carro é o modelo importado !
meio estranho de descrever alguem já teve isso ?
Apesar que Domingo estarei com voçêis ai explico melhor mais se alguem souber de agora me avisem !
Lembrando que o meu tipo é ano 95/95 assim diz o antigo dono que refez o motor novo por conta da inspeção eu tenho a nota de reposição de peças que ele fez porem não inclui o cambio eo carro é o modelo importado !
dlmarian.19- Tipeiro Iniciante
- Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 34
Localização : Vila Cisper SP
Re: Manutenção Básica
Galera eu tow com um problema no meu acendedor, quando ligo o farol ele se desliga, entao se colocar o GPS para carregar a noite, esquece. Se alguem no dia do encontro na parte de elétrica poder dar uma olhada e uma solução agradeceria, abs. Nos vemos dia 22.
dj bico- Admin
- Mensagens : 2310
Pontos : 2941
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 49
Localização : SP - Ferraz de Vasconcelos - Vila Correa
Re: Manutenção Básica
esse encontro promete ,tem muita gente boa que manja "um pouquinho " e somando acredito que todos podem ajudar com o pouco que sabem faremos muito pelos carangos ,até la galera!
taturana- Tipeiro Unido
- Mensagens : 127
Pontos : 127
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 60
Localização : s.p. jd celeste
Re: Manutenção Básica
dlmarian.19 escreveu:Eai pessoal , Meu nome é Diogo e eu tenho um probleminha na minha caixa de cambio de vez em quando com o carro parado em ponto morto ela faz um ruido de como se fosse rolamento gasto !
meio estranho de descrever alguem já teve isso ?
Apesar que Domingo estarei com voçêis ai explico melhor mais se alguem souber de agora me avisem !
Lembrando que o meu tipo é ano 95/95 assim diz o antigo dono que refez o motor novo por conta da inspeção eu tenho a nota de reposição de peças que ele fez porem não inclui o cambio eo carro é o modelo importado !
Cara.... Vc já notou se quando vc pisa na embreagem o barulho some???
Se sim, o rolamento do disco tá indo embora.....
Abs.
Luciano Ghirelli- Admin
- Mensagens : 921
Pontos : 983
Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 43
Localização : Guaianazes / SP Jardim Miriam
Re: Manutenção Básica
Pessoal,
Me digam uma coisa:
Meu pisca - alerta só funciona do lado esquerdo..... Existe um relé somente pra ele? Lembro que é só no Pisca - alerta, porque as setas funcionam tanto esquerda quanto direita...
E minhas travas elétricas das portas tras. Só funcionam quando querem..... Relé / fusível sei que não é.....Alguma idéia?
Abs.
Me digam uma coisa:
Meu pisca - alerta só funciona do lado esquerdo..... Existe um relé somente pra ele? Lembro que é só no Pisca - alerta, porque as setas funcionam tanto esquerda quanto direita...
E minhas travas elétricas das portas tras. Só funcionam quando querem..... Relé / fusível sei que não é.....Alguma idéia?
Abs.
Luciano Ghirelli- Admin
- Mensagens : 921
Pontos : 983
Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 43
Localização : Guaianazes / SP Jardim Miriam
Re: Manutenção Básica
Total Apoio a essa idéia de pequenas manutenções,vamos em frente que temos muito a realizar galera.
Convidado- Convidado
Re: Manutenção Básica
Galera qual a lampada que vai na lanterna traseira ?
e outra como testar a luz de ré desde que comprei o tipolino elas nunca funfaram
e outra como testar a luz de ré desde que comprei o tipolino elas nunca funfaram
jorgeaugusto- Tipeiro Iniciante
- Mensagens : 33
Pontos : 41
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 44
Localização : Jardim Santa Maria
Re: Manutenção Básica
a luz de ré pode ser a cebolinha, não é uma coisa cara só fica numa posição chata para trocar, a lampada da lanterna é uma pequena mais fraquinha é de 5 v polo único, pelo fato de ficar ligada direto tem que ser mais fraca que as demais para não derreter o soquete, coisa fácil de resolver também, leva as lampadas que resolvemos lá ,a cebolinha já não me habilito, mas sei que tem uma galera lá que sabe testar isso.
Re: Manutenção Básica
jorgeaugusto escreveu:Galera qual a lampada que vai na lanterna traseira ?
e outra como testar a luz de ré desde que comprei o tipolino elas nunca funfaram
Cara,
Dá pra gente testar ela lá sim.... a cebolinha fica em cima do câmbio ( embaixo do cabo de embreagem ). Só desligar os fios e fazer um jumper.... Se as luzes acenderm...Cebolinha zuada... senão...pode ser desde lâmpada até fio rompido....
Mas como o Hermelino falou.... fica numa posição chata de se verificar....huahauhauau mas tem uma galera sempre disposta a ajudar por lá.... Se precisar.... tâmo aê.
Abs.
Luciano Ghirelli- Admin
- Mensagens : 921
Pontos : 983
Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 43
Localização : Guaianazes / SP Jardim Miriam
pode ser que o negativo do acendedor esteja jampeado no positivo do farol, assim, quando vc liga o farol os dois fios do acendedor ficam positivo e não tem retorno de carga. (+ e -).
dj bico escreveu:Galera eu tow com um problema no meu acendedor, quando ligo o farol ele se desliga, entao se colocar o GPS para carregar a noite, esquece. Se alguem no dia do encontro na parte de elétrica poder dar uma olhada e uma solução agradeceria, abs. Nos vemos dia 22.
ventilação interna
galera tipeira, alguns dias atras meu circulador de ar parou de funcionar as três primeiras velocidades, agora só funciona na velocidade quatro. será que ouvi muito creu no possante? alguém sabe o que é?
Re: Manutenção Básica
juliano martins escreveu:galera tipeira, alguns dias atras meu circulador de ar parou de funcionar as três primeiras velocidades, agora só funciona na velocidade quatro. será que ouvi muito creu no possante? alguém sabe o que é?
Eae Juliano di boa????
Cara, isso tá com cara de relé.... Já verificou ele?
Abs
Luciano Ghirelli- Admin
- Mensagens : 921
Pontos : 983
Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 43
Localização : Guaianazes / SP Jardim Miriam
Re: Manutenção Básica
blz meus amigos o negocio aqui ta fluindo legal, enumerando tudo já temos:
Dlmarian.19
Problema: Caixa de Cambio faz ruído em ponto morto parecendo rolamento gasto
Dj Bico
Problema: Acendedor de cigarro apaga quando liga o farol
Luciano Ghirelli
Problema: Pisca alerta só liga o lado esquerdo/setas funcionam normalmente - Solucao dada pelo amigo Taturana
Jorge Augusto
Problema: Lampada de ré não funciona desde que comprou o tipolino - Solucao dada pelo amigo Hermelino
Já temos 3 problemas e no encontro vamos pedir aos nossos amigos para olharem e dar uma possivel solução, entenda-se que nao temos um mecanico especializado em TIPO, mas tem muitas pessoas experientes que possam entender do seu problema e ajudar ali na hora do encontro, ok?
Mais problemas que nao puderem resolver sozinhos postem aqui.
Dlmarian.19
Problema: Caixa de Cambio faz ruído em ponto morto parecendo rolamento gasto
Dj Bico
Problema: Acendedor de cigarro apaga quando liga o farol
Luciano Ghirelli
Problema: Pisca alerta só liga o lado esquerdo/setas funcionam normalmente - Solucao dada pelo amigo Taturana
Jorge Augusto
Problema: Lampada de ré não funciona desde que comprou o tipolino - Solucao dada pelo amigo Hermelino
Já temos 3 problemas e no encontro vamos pedir aos nossos amigos para olharem e dar uma possivel solução, entenda-se que nao temos um mecanico especializado em TIPO, mas tem muitas pessoas experientes que possam entender do seu problema e ajudar ali na hora do encontro, ok?
Mais problemas que nao puderem resolver sozinhos postem aqui.
dj bico- Admin
- Mensagens : 2310
Pontos : 2941
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 49
Localização : SP - Ferraz de Vasconcelos - Vila Correa
Re: Manutenção Básica
Luciano Ghirelli escreveu:Pessoal,
Me digam uma coisa:
Meu pisca - alerta só funciona do lado esquerdo..... Existe um relé somente pra ele? Lembro que é só no Pisca - alerta, porque as setas funcionam tanto esquerda quanto direita...
E minhas travas elétricas das portas tras. Só funcionam quando querem..... Relé / fusível sei que não é.....Alguma idéia?
Abs.
o problema do pisca e o seguinte: tire a capa de acabamento, vc vai notar que no botao do pisca, tem duas travinhas, destrave o botao do lugar onde ele esta e desconecte, nao precisa marcar nada pq ele tem numero de contatos especificos, depois com uma chave de fenda fina retire a capa vermelha do botao, vc vai notar q tem varios contatos, e q eles sao contatos tipo grampo, aumente a pressao dos contatos moveis q voltara ao normal...
quanto as travas, parece que o problema esteja na centralina das travas, as conexoes das travas estao localizadas embaixo do painel perto da caixa de fuziveis...
Última edição por Sergio de Aquino em Seg 23 Abr 2012, 19:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : faltou conteudo)
Sergio de Aquino- Tipeiro Intermediario
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Pontos : 96
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46
Localização : São Paulo - Burgo Paulista
Re: Manutenção Básica
grande Sergio ,exatamente o que eu disse ao Luciano ontem também tive esse problema e resolvi dessa forma .
taturana- Tipeiro Unido
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Pontos : 127
Data de inscrição : 12/02/2012
Idade : 60
Localização : s.p. jd celeste
Re: Manutenção Básica
juliano martins escreveu:galera tipeira, alguns dias atras meu circulador de ar parou de funcionar as três primeiras velocidades, agora só funciona na velocidade quatro. será que ouvi muito creu no possante? alguém sabe o que é?
desmontando o painel central onde estao localizados os botoes do ar, pode ser que ali estejam localizados as resistencias que fazem a variacao de velocidade do ventilador, provavelmente o fio comum deve estar rompido, isso que estou passando e um conhecimento q tenho do gol nao tenho certeza se no tiposo as resistencias estao la dentro do painel, mas todo ventilador de carro e assim
Sergio de Aquino- Tipeiro Intermediario
- Mensagens : 84
Pontos : 96
Data de inscrição : 12/03/2012
Idade : 46
Localização : São Paulo - Burgo Paulista
Re: Manutenção Básica
Sergio de Aquino escreveu:Luciano Ghirelli escreveu:Pessoal,
Me digam uma coisa:
Meu pisca - alerta só funciona do lado esquerdo..... Existe um relé somente pra ele? Lembro que é só no Pisca - alerta, porque as setas funcionam tanto esquerda quanto direita...
E minhas travas elétricas das portas tras. Só funcionam quando querem..... Relé / fusível sei que não é.....Alguma idéia?
Abs.
o problema do pisca e o seguinte: tire a capa de acabamento, vc vai notar que no botao do pisca, tem duas travinhas, destrave o botao do lugar onde ele esta e desconecte, nao precisa marcar nada pq ele tem numero de contatos especificos, depois com uma chave de fenda fina retire a capa vermelha do botao, vc vai notar q tem varios contatos, e q eles sao contatos tipo grampo, aumente a pressao dos contatos moveis q voltara ao normal...
quanto as travas, parece que o problema esteja na centralina das travas, as conexoes das travas estao localizadas embaixo do painel perto da caixa de fuziveis...
Ceeerto Sérgio..... Como está???
Cara... essa centralina, ela apresenta algum defeito aparente? É fácil achar a dita???
E Taturana... Vlw mesmo..... essa semana vou fazer esse procedimento do "botão de alerta"
Abs.
Luciano Ghirelli- Admin
- Mensagens : 921
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Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 43
Localização : Guaianazes / SP Jardim Miriam
Re: Manutenção Básica
Boa noite, a centralina devido ao seu tempo de uso, ela vai ficando com os encaixes "fast-on" cansados, mas nao é um bicho de sete cabeças, precisa dar uma olhada no chicote que vai para as travas traseiras, pois a travas traseiras sao escravas, so vao dois fios, e os acionamentos das travas dependem das travas dianteiras, ai ja é uma manutençao um pouco mais complexa, faço esse tipo de manutençao, ou entao leve num instalador de alarme e travas de sua confiança...
Sergio de Aquino- Tipeiro Intermediario
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Idade : 46
Localização : São Paulo - Burgo Paulista
Re: Manutenção Básica
Agora no domingo, foi instalado o potenciômetro eletrônico no meu Tipo, saída frontal, e ficou outra coisa a injeção... mto bom, só falta eu fazer uns ajustes, na haste de aceleração, trocar o conector do tps, verificar entradas falsas de ar... agradecimento aos tipeiros Zé, taturana e Márcio que ajudaram na empreitada, debaixo de chuva. rs
Tenho um problema estranho pessoal... se eu desligar o carro com o ventilador ligado, posso ligar ele denovo, que não funciona, a menos que eu retire todos os fusíveis relativos a ventilação, e os recoloque. Aí volta tudo ao normal. Nunca vi isso... rs
Tenho um problema estranho pessoal... se eu desligar o carro com o ventilador ligado, posso ligar ele denovo, que não funciona, a menos que eu retire todos os fusíveis relativos a ventilação, e os recoloque. Aí volta tudo ao normal. Nunca vi isso... rs
Alan_gma- Tipeiro Intermediario
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Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 33
Localização : Guararema - Vale do Paraíba
Re: Manutenção Básica
Sergio de Aquino escreveu:Boa noite, a centralina devido ao seu tempo de uso, ela vai ficando com os encaixes "fast-on" cansados, mas nao é um bicho de sete cabeças, precisa dar uma olhada no chicote que vai para as travas traseiras, pois a travas traseiras sao escravas, so vao dois fios, e os acionamentos das travas dependem das travas dianteiras, ai ja é uma manutençao um pouco mais complexa, faço esse tipo de manutençao, ou entao leve num instalador de alarme e travas de sua confiança...
Ceeerto Sergio...
Vc trabalha com isso?
Eletricista de confiança não tenho nenhum.... Aliás, tem um perto de casa que me disse que para passar o raster no carro, teria que solicitar autorização para um satélite.....( olha isso ). Daí já dá pra ter uma idéia dos "profissionais" que estão no mercado.
Abs.
Luciano Ghirelli- Admin
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Data de inscrição : 20/01/2012
Idade : 43
Localização : Guaianazes / SP Jardim Miriam
Carro da tranco e a luz acende no painel
Tipeiros, estou com um probleminha no tipão, estou rodando com ele na baixa +/- 3mil/rpm, quando ele esta dando um tranco e acende a luz de pastilhas gastas, mas o fio da pastilha esta desligado a miliano, e mesmo assim, toda vez que o carro da este tranco, esta luz pisca.
é engraçado, mas o tranco é como um soluço, o motor para e pega no mesmo momento.
Se estou com o carro parado, ele fica em 900/1mil/rpm, e fico olhando tipo uns 4/5minutos ele esta bom e donada cai a rotação e ele morre.
Isso tem +/- duas semanas.
é engraçado, mas o tranco é como um soluço, o motor para e pega no mesmo momento.
Se estou com o carro parado, ele fica em 900/1mil/rpm, e fico olhando tipo uns 4/5minutos ele esta bom e donada cai a rotação e ele morre.
Isso tem +/- duas semanas.
mau.and- Tipeiro Iniciante
- Mensagens : 24
Pontos : 34
Data de inscrição : 25/04/2012
Re: Manutenção Básica
Maurício, te respondi no outro forum, mas é exatamente a mesma coisa que meu Tipo fazia, dá tipo uma segurada né... e as vezes morre. E pega fácil, ou demora a pegar... no meu, mesmo depois de trocar o potenciômetro, ele pisca a luz e cai o giro no motor, mas não dá mais o trancão não. O que constatamos é que o atuador avança muito qdo acelera, e aí acaba dando o cut-off acelerando o motor. Agora o pq disso...
Alan_gma- Tipeiro Intermediario
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Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 33
Localização : Guararema - Vale do Paraíba
Re: Manutenção Básica
Alan_gma escreveu:Maurício, te respondi no outro forum, mas é exatamente a mesma coisa que meu Tipo fazia, dá tipo uma segurada né... e as vezes morre. E pega fácil, ou demora a pegar... no meu, mesmo depois de trocar o potenciômetro, ele pisca a luz e cai o giro no motor, mas não dá mais o trancão não. O que constatamos é que o atuador avança muito qdo acelera, e aí acaba dando o cut-off acelerando o motor. Agora o pq disso...
Eu vi, e respondi tb, bom ele morre na baixa, pisca esta luz que no meu é a luz do sensor das pastilhas,e da o tranco, bom o meu potenciometro é eletronico, quanto pagou pelo seu e onde comprou ?
mau.and- Tipeiro Iniciante
- Mensagens : 24
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Data de inscrição : 25/04/2012
Re: Manutenção Básica
olá Mau.and com relação a piscar o indicador pastilhas freio gasta pode ser que o terminal onde é ligado o sensor das pastilhas pode estar encostando em algum ponto do chassi do carro ,tire a roda dianteira esquerda (lado motorista )e verifique na coluna do amortecedor o terminal do sensor .
taturana- Tipeiro Unido
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Localização : s.p. jd celeste
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